O amor de Deus é colorido - frase que achei muito bonitinha :)

domingo, 24 de abril de 2011

HIV / AIDS

O assunto de hoje é sério, bem sério. 

Estou fazendo ambulatório de DIP (Doenças infecciosas e parasitárias), estou no 4º ano de Medicina,  e fiquei muito imprecionada com o que estou presenciando.
Até hoje, como uma aluna que segue os propósitos do curso, sem passar o carro na frente dos bois e fazendo cada matéria no seu momento certo, fiquei impressionada com essa matéria (DIP), que por sinal estou adorando, mas que eu não tinha idéia da dimensão que é o universo dos soropositivos. Digo universo de soropositivos baseado nas pessoas que atendemos em dia de ambulatório, se comparadas com as demais pessoas que vão procurar auxílio devido a outras doenças infecciosas e parasitárias. 

Pra se ter uma noção, de 7 pessoas atendidas em duas horas, 5 delas são soropositivas (uma base de cálculo) e todas elas, digo todas elas, são pessoas absolutamente comuns. São as donas de casa, as esposas, os trabalhadores...

O leigo tem mania de achar que o portador do vírus da AIDS faz o estereótipo daqueles que um dia adoeciam com AIDS como vimos nas décadas de 80, 90. Mas não, hoje eles estão sim, vivendo mais e buscando orientações de como prolongarem suas vidas, porque aliás, a vida continua. Com o avanço da medicina e da indústria farmacêutica, as pessoas que contrairam o vírus podem sonhar com uma vida com menor sofrimento físico. 

Não questiono, nem sei questionar o que vem mudando na questão sentimental e moral dessas pessoas, que infelizmente AINDA sofrem um preconceito sem igual. O que é uma pena, tenho que lhes dizer, mas que existe.

Aguardávamos o Professor/ Doutor entrar no consultório para poder liberar a receita à paciente e enquanto isso conversavamos com ela pra poder entender um pouco da questão sentimental daquela senhora (60 anos aproximadamente). De repente vi na minha frente uma senhora quieta e calada, mas que depois de umas perguntas nos revelou que há 20 anos se cortou enquanto esterelizava instrumentos cirúrgicos num hospital da cidade. As palavras dela foram as seguintes: - Furei meu dedo porque naquela época a gente trabalhava sem luvas, o hospital não se precocupava com a nossa segurança e agora estou com esse tal desse vírus que eu nem sei direito o que é e nem sei porque.
E aquilo mecheu comigo, fiquei indignada na hora, mas era é bem assim a realidade da saúde pública no nosso Brasil.

E assim vão os relatos, os desabafos , casos da vida real que venho me deparando nesses tempos. Triste saber que nem todas as pessoas procuram se informar e se cuidar de forma a prevenir que  outras pessoas contraiam o mesmo vírus.

Aqui vai o alerta mais clichê que eu ja ouvi, mas que ainda serve p'ros que se esquecem de se prevenir. USEM CAMISINHA !! Esse gesto tão simples é na verdade um ato de AMOR, à sua própria vida e à vida do seu parceiro (a).
É, que fique bem claro, um montão de pessoas são portadoras e nem sabem que contraíram o vírus. Mas porquê? Porque estão no chamado período de incubação da doença, que pode variar de 2 a 10 anos sem sintoma algum. São essas pessoas, as comuns, como o gatinho da balada, o coleguinha da faculdade a mocinha de boa índole que podem ser o perigo pra toda a sociedade caso ninguem se previna.

Outra coisa que deve ser ressaltada é: aquele termo Grupo de Risco, que segregava os homosexuais, usuários de drogas e hemofílicos, não existe mais. O que se fala é em Situação de Risco ou Comportamento de Risco, porque o vírus se espalhou de tal maneira que é muita bobagem achar que o vírus tem predileção por aqueles grupos específicos.      SE LIGA!!!

Dúvidas mais frequentes:

1 - HIV e Aids são a mesma coisa
O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o vírus causador da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), doença que ataca o sistema imunológico. Há muitas pessoas soropositivas (com o vírus) que vivem durante anos sem desenvolver a síndrome.

2 - Não é preciso se preocupar com a Aids porque já existe tratamento
Em primeiro lugar, a Aids tem tratamento, mas não apresenta cura. Além disso, os medicamentos devem ser tomados por toda a vida e podem causar efeitos colaterais, como diarreia e vômito.

3 - Quem é HIV positivo não precisa fazer sexo seguro
Sexo sem proteção pode fazer com que a pessoa entre em contato com outro subtipo de HIV ou ainda aumente a sua carga viral. Fora isso, abre espaço para contrair outras doenças sexualmente transmissíveis.

4 - Sexo oral não transmite o HIV
O sexo oral também proporciona contato direto com secreções sexuais e, caso haja algum ferimento na boca ou no tubo gástrico de quem o faz, pode ocorrer a transmissão, sim.

5 - Um casal virgem não corre risco de pegar HIV
O vírus não é transmitido apenas pelo sexo. Pode-se contraí-lo ao compartilhar seringas e agulhas; em transfusão de sangue contaminado; durante o parto normal. Portanto, alguém virgem pode ser portador do vírus e passá-lo.

6 - Quem tem parceiro fixo não precisa usar camisinha
Mesmo se for feito um teste que comprove que o parceiro não é portador do HIV, ele pode adquirir depois.

7 - Quem tem HIV não pode ter filhos
Se o casal tem algum portador do vírus, é importante procurar por um médico para indicar as formas de evitar a transmissão para o filho e o parceiro. Vale mencionar que o HIV não afeta a fertilidade.

8 - A Aids pode ser transmitida pelo beijo
A saliva não tem carga viral suficiente para transmitir a doença. Mas, se o portador tiver um sangramento considerável na boca e o parceiro apresentar uma ferida, pode haver contágio. A situação é rara.

9 - O teste de HIV só deve ser feito quando há suspeita de Aids
É importante descobrir o vírus o quanto antes para evitar a Aids e suas complicações. Portanto, quem praticou sexo inseguro, compartilhou seringas e teve contato com sangue deve fazer o teste.  >> Para isso, o Ministério da Saúde criou um programa chamado FIQUE SABENDO. Uma maneira prática e sigilosa de saber se a pessoa contraiu o vírus.

10 - Quem tem HIV desenvolverá Aids, inevitavelmente
O tratamento oferece a possibilidade de a Aids não se manifestar.

Gente, o vírus da Aids não se transmite por outro meio senão os fluídos corporais (sangue, sêmen, secreção vaginal através de relações sexuais desprotegidas, transfusões de sangue mal regularizadas, sexo oral...e essas secreções têm que entrar em contato com áreas vulneráveis a invasões, de modo que a pele íntegra não é veículo!) e é por isso que o AFETO, o CARINHO e o AMOR,  para com os portadores nunca é demais. São todos seres humanos, precisam ser olhados como tais.

Comece você a fazer a diferença, tente diminuir o sofrimento do mundo. Use a camisinha em todas as relações sexuais, estando você em um relacionamento estável ou não... e seja solidário, chega de gente ignorante nesse mundo!


Disque Saúde -  0800 61 1997
www.aids.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário